6º CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA – CBAA

 Por: UCPel sediará congresso brasileiro sobre esporte e turismo http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=3&noticia=34302

Parte das atividades serão realizadas na UCPel

 

 Pelotas receberá neste ano a sexta edição do Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA), que ocorrerá no período de 1º a 03 de julho. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sediará parte do evento. Com o tema “Esporte e Turismo: Parceiros da Sustentabilidade nas Atividades de Aventura”, o evento tem a graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo da UCPel integrando sua comissão organizadora. Os professores Cristina Porciúncula e Daniel Botelho são os representantes da Instituição.

Entre os objetivos desta edição do congresso estão fomentar a produção científica sobre as atividades de aventura, estimular o desenvolvimento do turismo de aventura na região Sul do país e debater a questão da sustentabilidade, a partir das interfaces entre o esporte e o turismo. O evento irá promover o encontro de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais ligados às atividades de aventura em todo o Brasil.

Na programação estão previstas palestras, mesas redondas, mini-cursos, oficinas, apresentações orais e de pôsteres, mostra de vídeos, mostra fotográfica e encontros de grupos.

De acordo com a comissão organizadora, o Rio Grande do Sul possui tradição no apoio a competições esportivas de aventura, bem como tem demonstrado aumento no interesse em explorar seu potencial turístico por meio de atividades relacionadas à aventura na natureza.

Sobre lazeraoextremoifce

Enveredar-se pelos estudos no âmbito do lazer se configura em um desafio bastante atual diante da sociedade que nos é apresentada, marcada pelo consumismo em excesso e pela coisificação das relações humanas. Na qual o lazer se insere, cada vez mais, como mais um produto vendável, supérfluo e descartável. Diante desse quadro, o surgimento de novas percepções e olhares diferenciados sobre o lazer é necessário para que este possa continuar se configurando em um meio de exercício da cidadania e expressão da cultura e dignidade humana. São crescentes as pesquisas que permeiam a dimensão do lazer, estas se configuram em uma teia de diferentes abordagens, sejam elas, no âmbito sociológico, filosófico, antropológico ou político. A relação homem-natureza permeia o universo do lazer contemporâneo, exigindo novos olhares perante os significados que emergem a partir dessa relação, nos permitindo reflexões e compreensões sobre o modo como o ser humano vem se apropriando do ambiente natural, em que âmbitos esse fenômeno acontece e como ele é influenciado e exerce influência na sociedade contemporânea. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Lazer ao Extremo (GPLE) foi criado no dia 13 de abril de 2010, a partir da iniciativa de alunos, professores e egressos, oriundos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com interesse em aprofundar as discussões acerca do complexo universo envolto ao fenômeno lazer. O surgimento do GPLE se deu ainda por uma necessidade bastante específica do referido grupo: fomentar a pesquisa no âmbito das relações humanas envolvendo lazer, natureza e aventura. Sendo assim, o GPLE possui sede no IFCE – Campus Fortaleza e está inserido nas iniciativas oriundas do curso de Gestão Desportiva e de Lazer, possuindo o compromisso de fomentar a pesquisa e fornecer informações e vivências de lazer no âmbito das suas linhas temáticas.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário