ARTIGOS CIENTÍFICOS

Bem vindos ao Grupo de Pesquisa Lazer ao Extremo, aqui vocês encontrarão informações sobre pesquisas científicas na área do lazer, mais especificamente o lazer das atividades na natureza e de aventura.

Aqui deixo disponível o link de uma de nossas produções científicas sobre o desporto Corrida de Orientação:

PERFIL DOS PRATICANTES E SENTIMENTOS ENVOLVIDOS NA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: UM ESTUDO DOS ORIENTISTAS DO GRUPO BADEN-POWELL

João Luiz Barros Torres – Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Profa. Esp. Allana Joyce Soares Gomes – Docente do IFCE

RESUMO

O presente artigo está situado na área de atividades na natureza e esportes de aventura como opções de lazer. Possui como objetivo investigar os principais motivos e sentimentos envolvidos na corrida de orientação, bem como, identificar o perfil socioeconômico dos adeptos dessa atividade. Aplicamos pesquisa de campo em forma de questionários com perguntas abertas e fechadas, divididas em duas etapas, uma com perguntas sobre o perfil socioeconômico e a outra com perguntas sobre a prática do desporto, as motivações e os sentimentos envolvidos na corrida de orientação. Dentre os principais resultados foi constatado que o perfil dos praticantes é formado por homens, jovens, solteiros, com alto nível de formação e poder aquisitivo. Quanto aos motivos para a adesão do esporte, foram observados que, em sua maioria, são a curiosidade, o desejo pré-existente por esportes de aventura e o desafio. A respeito do que foi questionado sobre os sentimentos envolvidos com a prática, observamos que entre os homens prevaleceram os sentimentos ligados à superação de limites, aventura e o esforço físico. Já entre as mulheres foram observados os sentimentos de aventura, equilíbrio psicológico e contato com a natureza.

Download pelo 4Shared

http://www.4shared.com/document/qo7K-Q7I/Artigo_-_Orientao_concludo_-_P.html?

Outro de nossas publicações em seminários cientificos:

PERFIL DOS PRATICANTES DE KITESURF DA LAGOA DO CAUÍPE

Profa. Esp. Allana Joyce Soares Gomes

Eliakim Maia Bessa

Janaína Silva Torres

Lucas Jackson Correia Lima

Resumo:

Diante das mudanças ocorridas nos últimos tempos do mundo de se perceber e vivenciar o Lazer, surgem novas modalidades de atividades físicas vinculadas à idéia de aventura, na qual o praticante reconhece a participação do meio ambiente na sua realização. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar o perfil dos praticantes de Kitesurf na “Lagoa do Cauípe”, percebendo suas motivações e sensações. Para tanto, a referida pesquisa se caracteriza por ser um estudo exploratório, possuindo natureza quantitativa e qualitativa, baseada em investigações bibliográficas e de campo. Apresentando como resultados as características referentes aos praticantes do kitesurf, bem como as suas motivações e emoções envolvidas com a prática do Kitesurf. Diante disso pudemos constatar alguns dos valores, das significações e adiversidade de emoções e motivações que envolvem a prática do Kitesurf.

Download no 4shared:

http://www.4shared.com/document/cqLKutfQ/Perfil_dos_praticantes_de_Kite.html

3 respostas para ARTIGOS CIENTÍFICOS

  1. Eu gostaria de obter esse artigo, não consegui abrir o download. É possível enviar para mim

  2. Olá estou fazendo um artigo sobre lazer na minha cidade e eu gostaria de ler esse artigo, não consegui abrir o download. É possível enviar para mim? meu e-mail é amaliafederal@yahoo.com.br
    obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s