Oficina de Corrida de Orientação

O Clube de Orientação Desporto e Lazer realizou no último domingo, dia 06/11, na UFC (Campus do Pici). Tivemos a presença de vários novos orientistas (atletas de orientação), fizemos a parte teórica para a apresentação do esporte e explicação das técnicas usadas no mesmo, logo após, fomos para a parte prática – brincar de se orientar – procurar os pontos na mata.

Depois de orientar o mapa, tirar o azimute, calcular a distância… a grande questão era saber escolher a melhor rota, teve um camarada que foi premiado com lama até a coxa, outros sujaram apenas o tênis e outros que fizeram uns metros a mais de corrida mas chegaram limpinhos. Mas, tudo isso faz parte da orientação, e sujar-se pouco ou muito não significa que fez-se o percurso melhor ou pior, afinal de contas, quem está no meio do mato sabe que imprevistos são “rotineiros”, o que mais importa é que nos orientamos, encontramos caminhos que nos levaram ao ponto certo.

Anúncios

Sobre lazeraoextremoifce

Enveredar-se pelos estudos no âmbito do lazer se configura em um desafio bastante atual diante da sociedade que nos é apresentada, marcada pelo consumismo em excesso e pela coisificação das relações humanas. Na qual o lazer se insere, cada vez mais, como mais um produto vendável, supérfluo e descartável. Diante desse quadro, o surgimento de novas percepções e olhares diferenciados sobre o lazer é necessário para que este possa continuar se configurando em um meio de exercício da cidadania e expressão da cultura e dignidade humana. São crescentes as pesquisas que permeiam a dimensão do lazer, estas se configuram em uma teia de diferentes abordagens, sejam elas, no âmbito sociológico, filosófico, antropológico ou político. A relação homem-natureza permeia o universo do lazer contemporâneo, exigindo novos olhares perante os significados que emergem a partir dessa relação, nos permitindo reflexões e compreensões sobre o modo como o ser humano vem se apropriando do ambiente natural, em que âmbitos esse fenômeno acontece e como ele é influenciado e exerce influência na sociedade contemporânea. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Lazer ao Extremo (GPLE) foi criado no dia 13 de abril de 2010, a partir da iniciativa de alunos, professores e egressos, oriundos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com interesse em aprofundar as discussões acerca do complexo universo envolto ao fenômeno lazer. O surgimento do GPLE se deu ainda por uma necessidade bastante específica do referido grupo: fomentar a pesquisa no âmbito das relações humanas envolvendo lazer, natureza e aventura. Sendo assim, o GPLE possui sede no IFCE – Campus Fortaleza e está inserido nas iniciativas oriundas do curso de Gestão Desportiva e de Lazer, possuindo o compromisso de fomentar a pesquisa e fornecer informações e vivências de lazer no âmbito das suas linhas temáticas.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Oficina de Corrida de Orientação

  1. Dhebora SR disse:

    Eu vi rapaz afundando na areia movediça hehehe tadinho… Foi muito bom… super show . Agurdando o próximo bjo pra galera da Organização… Preciso só estudar um pouquinho mais de matematica heheh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s