Escalada Esportiva

Condições gerais mais simples e seguras, permitindo ao escalador preocupar-se puramente com seu desempenho físico sobre a via, caracteriza o que chamamos de escalada esportiva. O aspecto psicológico é minimizado pelo alto grau de segurança da escalada.

Trata-se de uma versão mais moderna e esportiva de escalada em livre. Por exemplo: proteções fixas, próximas e de boa qualidade, fácil acesso, boa ancoragem para o segurador, vias curtas e normalmente de alta dificuldade.

Em uma boa via de escalada esportiva, o escalador se concentra na dificuldade dos movimentos, sem se preocupar tanto com as conseqüências de uma possível queda, pois esta será sempre segura.

A qualidade e simplicidade das proteções permitiram aos escaladores desenvolverem movimentos muito difíceis e atléticos, sem receios de repetidas quedas.

Route Setter

Durante a 2ª etapa do III Campeonato Cearense de Escalada Esportiva, aconteceu uma certificação de

 route setters, com o objetivo de fomentar a escalada esportiva, preparando escaladores para atuar nos eventos locais. O paranaense Anderson Gouveia, coordenador dos route setters da CBME foi o responsável pela certificação. O route setter é o responsável por fazer as vias (percursos) por onde os escaladores vão subir. Tarefa essa bastante interessante, o route setter tem nas mãos a missão de promover um show, tanto pra quem está escalando, quanto para quem está assistindo.


O Campeonato Cearense está em sua 2ª etapa, já se preparando para receber os atletas para a 3ª e última etapa.

Agora é hora de incentivar os novos atletas para alavancar a escalada no estado.

 

Anúncios

Sobre lazeraoextremoifce

Enveredar-se pelos estudos no âmbito do lazer se configura em um desafio bastante atual diante da sociedade que nos é apresentada, marcada pelo consumismo em excesso e pela coisificação das relações humanas. Na qual o lazer se insere, cada vez mais, como mais um produto vendável, supérfluo e descartável. Diante desse quadro, o surgimento de novas percepções e olhares diferenciados sobre o lazer é necessário para que este possa continuar se configurando em um meio de exercício da cidadania e expressão da cultura e dignidade humana. São crescentes as pesquisas que permeiam a dimensão do lazer, estas se configuram em uma teia de diferentes abordagens, sejam elas, no âmbito sociológico, filosófico, antropológico ou político. A relação homem-natureza permeia o universo do lazer contemporâneo, exigindo novos olhares perante os significados que emergem a partir dessa relação, nos permitindo reflexões e compreensões sobre o modo como o ser humano vem se apropriando do ambiente natural, em que âmbitos esse fenômeno acontece e como ele é influenciado e exerce influência na sociedade contemporânea. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Lazer ao Extremo (GPLE) foi criado no dia 13 de abril de 2010, a partir da iniciativa de alunos, professores e egressos, oriundos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com interesse em aprofundar as discussões acerca do complexo universo envolto ao fenômeno lazer. O surgimento do GPLE se deu ainda por uma necessidade bastante específica do referido grupo: fomentar a pesquisa no âmbito das relações humanas envolvendo lazer, natureza e aventura. Sendo assim, o GPLE possui sede no IFCE – Campus Fortaleza e está inserido nas iniciativas oriundas do curso de Gestão Desportiva e de Lazer, possuindo o compromisso de fomentar a pesquisa e fornecer informações e vivências de lazer no âmbito das suas linhas temáticas.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s