Escalada Esportiva tenta ganhar espaço na Capital

O caminho é longo, cheio de barreiras. É preciso concentração, estratégia e força nos braços e nas pernas. Se assim não for, o desafio de chegar ao topo pode se perder no meio do caminho. Assim é a escalada esportiva. A atividade ainda é pouco praticada na Capital. Mas, de obstáculo em obstáculo, vem ganhando adeptos.

No fim de semana, no ginásio Paulo Sarasate, a segunda etapa do Campeonato Cearense de Escalada Esportiva conseguiu sobrepor mais uma barreira. “Temos dificuldade de locais onde praticar”, diz o vice-presidente da Federação Cearense de Montanhismo e Escalada, Marcos Arsênio.

Apesar da dificuldade de espaço para escalar, não é preciso ser atleta. O professor de educação física, Robson Lins, 25, praticante desde 2000, dá dicas. Capacete, sapatilha, cadeirinha (equipamento que veste na cintura) e bicarbonato de magnésio – pó para absorver o suor das mãos – são fundamentais.

O “mosquetão”, gancho que segura o escalador na cordas, também é importante. E para conseguir chegar ao topo? “Atitude e força de vontade”, recomenda Robson. “Tem que perder o medo”.

PRÓXIMA ETAPA

Etapa final do Campeonato
A última etapa será realizada nos dias 26 e 27 de novembro. O local ainda não foi definido
21 Atletas na segunda etapa da competição
Na primeira etapa, realizada no Halleluya, em julho, apenas dez atletas participaram

SERVIÇO
Onde praticar?
No Cascatinha, em Maranguape, às terças e quintas-feiras, a partir das 15 horas . Gratuito.
No Paulo Sarasate, na próxima quarta-feira, às 18 horas. Mais informações: www.gebp.org.br

 

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/esportes/2011/09/26/noticiaesportesjornal,2304966/para-corajosos.shtml

Anúncios

Sobre lazeraoextremoifce

Enveredar-se pelos estudos no âmbito do lazer se configura em um desafio bastante atual diante da sociedade que nos é apresentada, marcada pelo consumismo em excesso e pela coisificação das relações humanas. Na qual o lazer se insere, cada vez mais, como mais um produto vendável, supérfluo e descartável. Diante desse quadro, o surgimento de novas percepções e olhares diferenciados sobre o lazer é necessário para que este possa continuar se configurando em um meio de exercício da cidadania e expressão da cultura e dignidade humana. São crescentes as pesquisas que permeiam a dimensão do lazer, estas se configuram em uma teia de diferentes abordagens, sejam elas, no âmbito sociológico, filosófico, antropológico ou político. A relação homem-natureza permeia o universo do lazer contemporâneo, exigindo novos olhares perante os significados que emergem a partir dessa relação, nos permitindo reflexões e compreensões sobre o modo como o ser humano vem se apropriando do ambiente natural, em que âmbitos esse fenômeno acontece e como ele é influenciado e exerce influência na sociedade contemporânea. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Lazer ao Extremo (GPLE) foi criado no dia 13 de abril de 2010, a partir da iniciativa de alunos, professores e egressos, oriundos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com interesse em aprofundar as discussões acerca do complexo universo envolto ao fenômeno lazer. O surgimento do GPLE se deu ainda por uma necessidade bastante específica do referido grupo: fomentar a pesquisa no âmbito das relações humanas envolvendo lazer, natureza e aventura. Sendo assim, o GPLE possui sede no IFCE – Campus Fortaleza e está inserido nas iniciativas oriundas do curso de Gestão Desportiva e de Lazer, possuindo o compromisso de fomentar a pesquisa e fornecer informações e vivências de lazer no âmbito das suas linhas temáticas.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s